quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive… Padre António Vieira

A 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Esta data é assinalada desde o ano de 1996 por decisão da UNESCO. A data é celebrada em mais de 100 países!
Com a criação deste dia, a UNESCO procura levar as pessoas, em especial os jovens “ a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”.
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. A data foi escolhida, como forma de honrar uma velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA e recebem em troca, um LIVRO. A 23 de Abril também se comemora o dia de São Jorge, um cavaleiro que segundo a lenda, matava dragões.
Por outro lado, a 23 de Abril também se recordam alguns dos maiores escritores de sempre, que nasceram ou morreram neste dia, como por exemplo, Shakespeare e Cervantes, que faleceram no ano de 1616, precisamente no dia 23 de Abril.
“Sempre imaginei que o paraíso é uma espécie de livraria“ - Jorge Luís Borges
Embora muitas vezes se repita ao argumento da coincidência da data da morte de Cervantes e de Shakespeare, na prática existe uma diferença de dez dias entre estes dois acontecimentos. Isto é possível pela coexistência na época do calendário gregoriano e do calendário juliano. O calendário gregoriano, proposto em 1582, pelo papa Papa Gregório XIII, é o mesmo utilizado hoje em dia, tendo na sua génese desaparecido dez dias em relação ao anterior, usado desde os tempos do Imperador Júlio César. Espanha adoptou logo o novo calendário, mas em Inglaterra continuou a usar-se o calendário juliano até 1752, 136 anos depois de Shakespeare terem morrido.






Um dia li um livro e toda a minha vida mudou. - Orphan Pamuk (Prémio Nobel da Literatura 2006) , in A Vida Nova
Leiam livros!!!!

1 comentário:

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ disse...

Olá Maninha,
De facto é uma das nossas paixões!
Penso que actualmente ainda lês mais do que eu, lol, eu é mais ler diagramas, rsrsrs
A leitura é essencial e muito importante para o desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa, como tal, acho que estás no bom caminho e que quando estiveres novamente a leccionar, o irás transmitir aos teus alunos, com o empenho que te é característico ;) Beijinhos Grandes e Feliz dia da Liberdade!
25 de Abril SEMPRE!!!!!!!
=^.^=